sábado, abril 03, 2004

A arte do absurdo
A noção de absurdo se origina desde a Grécia antiga com os filósofos eleatas. O mais famoso discípulo de Parâmides, Zenão de Eléia (século V a.C), já introduzia o absurdo aparente como princípio de raciocínio filosófico, ao provar matematicamente a impossibilidade do movimento, que seria uma ilusão dos sentidos. Diógenes Laércio identificou em Zenão o criador da dialética, isto é, da lógica entendida como redução ao absurdo. Nota-se nas aporias paradoxais (caminhos sem saída) de Zenão uma redução ao absurdo das teses pitagóricas, que atribuíam ao ponto uma determinada dimensão.
Da parte dos sofistas tais métodos serviam para demonstrar, ironicamente, a falsidade das proposições de um adversário. Estabeleceram-se, assim, na escolástica, dois métodos contestatórios: a probatio per absurdum (prova pelo absurdo) e a reductio ad absurdum (redução ao absurdo). No primeiro se pretendia provar a verdade de uma proposição pela falsidade evidente de sua contraditória (por exemplo o Teorema de Pitágoras); no segundo caso ocorria uma inversão do significado inicial de uma proposição, provando-se a sua falsidade pelo exagero de suas conseqüências até o ridículo (por exemplo a Teoria dos Limites, na matemática). A reductio ad absurdum constituía-se, pois, num método irônico de ridicularizar uma doutrina adversária. Através do uso escolástico o absurdo identificou-se na Antiguidade com o conceito de falso.




*Fuji da aula, pq é um saco. Aula dia de sábado, e não é só de manhã não, é das 7:30 ao 12:05 e de tarde 14:00 às 18:00, o dia inteiro. E como se não bastasse, amanhã, dia de domingo tem aula cedinho. Ahhhh não!
Ontem foi aniversário do meu amigo João Frito, eu ia sair pra beber com o Coité e o povo, mas meus pais foram pra gyn, e o sr. meu irmão, q já é quase um homem casado, me fez o favor de não querer me buscar mais tarde. Aí eu nem fui neh?? como eu ia voltar pra casa?? talvez algum dos meninos me levasse, eles são moh gente boa, mas eu não sabia se algum tava de carro. Vou pra gyn hoje, não quero ficar aqui não... :(
Parabéns pro João, amigo lindo, q nasceu um dia depois do dia da mentira.

Nenhum comentário: